Nunes Marques debate lei trabalhista em evento do setor portuário
*Com colaboração de Beatriz Frehner, da RICtv
O ministro de Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, fez uma série de sugestões de melhorias na lei trabalhista que podem ajudar o desenvolvimento do setor portuário brasileiro. Ele foi um dos convidados do Seminário Governança Portuária, que reuniu lideranças nacionais do setor para debater os desafios e perspectivas na gestão dos terminais.
O evento, que aconteceu em Curitiba, foi promovido pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) e se debruçou, principalmente, nas questões que envolvem a legislação e a regulação do setor. Marques defendeu a negociação coletiva como a melhor solução para a questão.
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), participou da abertura do seminário e lembrou que o Paraná tem uma posição estratégica e destacou a gestão dos terminais geridos pelo estado. “Um bom planejamento, que olha não apenas para o mar, mas também para obras em terra, é possível ampliar a capacidade dos portos brasileiros.”, afirmou.
O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, reforçou os avanços que boas práticas de gestão estão ajudando o setor a se reinventar. Os portos paranaenses, por exemplo, adotaram um plano de metas estratégicas que ajudaram o terminal a se desenvolver e ganhar, por três vezes consecutivas, o prêmio de melhor gestão portuária do Brasil. “O setor portuário foi muito estigmatizado, e agora a agente consegue mostrar com governança nas empresas, sejam elas públicas ou privadas, conseguimos evoluir.”, destacou.