O que significa o Paraná ultrapassar o Rio Grande do Sul e se tornar a quarta maior economia do Brasil?
Para responder a essa questão vamos olhar para os dados do Sistema de Contas Regionais (SCR) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O SCR fornece estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) de cada unidade da federação pela ótica da produção e da renda. Permite observar, por exemplo, o valor total produzido por um estado em várias atividades econômicas e o valor total de remunerações.
Abaixo vemos a participação percentual do PIB do Paraná e do Rio Grande do Sul no PIB do Brasil. Podemos ver que desde 2013 o Paraná estava atrás do Rio Grande do Sul, porém, o ultrapassou em 2020. Nesse ano, o Paraná foi responsável por 6,41% de toda a produção do Brasil, enquanto para o Rio Grande do Sul o valor é de 6,19%. Esse é o dado que permite afirmar que o Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul e se tornou a quarta maior economia do Brasil.
Figura 1. Participação do Rio Grande do Sul e Paraná no PIB do Brasil
Fonte: Sistema de Contas Regionais (IBGE).
O que pode estar por trás disso? Olhando para dados do SCR e da Pesquisa Industrial Anual do IBGE podemos identificar os setores que mais podem ter contribuído para esse resultado.
O gráfico abaixo mostra a evolução do índice de volume do valor adicionado pela agricultura de 2010 até 2020, o último ano com dados disponíveis. Podemos observar que desde 2013 o volume produzido pelos dois estados era muito próximo, porém em 2020 observamos uma queda no Rio Grande do Sul e um aumento da produção do Paraná. O aumento da demanda do mercado internacional por soja e carnes pode ter impulsionado o aumento da produção agrícola paranaense.
Figura 2. Índice de volume do valor adicionado pela agricultura no Rio Grande do Sul e Paraná
Fonte: Sistema de Contas Regionais (IBGE).
A agroindústria no Paraná, que inclui os setores que processam, transformam, comercializam e distribuem a matéria prima da agricultura, pecuária e extrativismo, também tem se destacado no cenário nacional. Na Figura 3 abaixo vemos a participação da fabricação de alimentos, bebidas e fumo (três dos principais setores ligados à agroindústria) do RS e PR no total do Brasil. Vemos que desde 2014 a agroindústria paranaense vem crescendo e ganhando participação no Brasil. Em 2019, por exemplo, o Paraná foi responsável por quase 12% de todo o valor transformado pela agroindústria no Brasil.
Incentivos à agroindústria, que se localiza principalmente no interior do Paraná, pode ser um dos caminhos para desenvolver as regiões onde se situam, pois geram diversos postos de trabalho e renda direta e indiretamente. Um desses incentivos pode ser o apoio a cooperativas locais com o objetivo de industrializar a produção agropecuária, agregando mais valor à produção.
Figura 3. Participação do valor de transformação da agroindústria do Rio Grande do Sul e Paraná no Brasil
Fonte: Pesquisa Industrial Anual (IBGE).
Além da agricultura e agroindústria, a construção civil, considerada um setor industrial, também cresceu muito mais no Paraná do que no Rio Grande do Sul a partir de 2018, como podemos ver na Figura 4 a seguir. Essa é uma das atividades com maior encadeamento na economia, gerando emprego e renda em diversos outros setores. Obras de infraestrutura, por exemplo, além dos postos de trabalho que geram, acabam beneficiando diversos outros setores ao reduzir o custo de deslocamento e de produção.
Figura 4. Índice de volume do valor adicionado pela construção civil no Rio Grande do Sul e Paraná
Fonte: Sistema de Contas Regionais (IBGE).
O Paraná conseguirá manter a posição conquistada, aumentando ainda mais a sua participação na economia brasileira? Isso dependerá, além do cenário macroeconômico nacional e do mercado internacional, da capacidade do setor produtivo paranaense em se adaptar e aproveitar as oportunidades relacionadas com a economia verde que está em franca ascensão no mundo todo.