Portos do Paraná exportam quase 4 mil toneladas de mel até julho de 2024
A média de exportação de mel dos Portos do Paraná é maior que a média brasileira, com o aumento de 376% entre janeiro e julho de 2024
Durante os primeiros sete meses de 2024, os portos do Paraná exportaram 3.847 toneladas de mel. Em comparação, os embarques do produto durante o mesmo período de 2023 foi de 808 toneladas, marcando aumento de 376%.
Conforme dados do Governo Federal. disponibilizados no Comex/Stat, o Paraná teve um crescimento maior do que o nacional. Em 2023, a exportação de mel brasileira foi de 16.823, número que aumentou 26% em 2024 (21.144 toneladas).
- Leia também:
- Portos do Paraná registram crescimento de 13% na movimentação geral de cargas
- Portos do Paraná batem recorde histórico de movimentação mensal
- Paraná bate recorde de exportação de soja, açúcar, combustível e frango em 2024
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a exportação do mel é muito benéfica em diversos aspectos. “A apicultura é uma atividade extrativista sustentável, que beneficia a fauna e a flora, e pode gerar diversos produtos, entre eles o mel, que é o mais rentável”, explicou.
Mel exportado dos Portos do Paraná vai para EUA e Canadá
Além disso, Garcia afirmou que os Estados Unidos e o Canadá são os principais compradores do produto, tanto do Paraná, quanto do Brasil. Por outro lado, a China, que é a maior fornecedora da commodity no mundo, anda enfrentando problemas de adulteração, impactando a qualidade da carga.
Segundo Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, o estado é um dos protagonistas na exportação do mel. “O Porto de Paranaguá é o segundo maior porto a movimentar mel para exportação no Brasil, perdendo apenas para o Porto do Rio de Janeiro. A commodity é exportada em tambores, que são despachados em contêineres dry”, revelou.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.