Portos do Paraná exportam quase 4 mil toneladas de mel até julho de 2024

A média de exportação de mel dos Portos do Paraná é maior que a média brasileira, com o aumento de 376% entre janeiro e julho de 2024

por Mariana Gomes
com informações da AEN e sob supervisão de Jorge de Sousa
Publicado em 12 set 2024, às 21h02. Atualizado às 21h03.

Durante os primeiros sete meses de 2024, os portos do Paraná exportaram 3.847 toneladas de mel. Em comparação, os embarques do produto durante o mesmo período de 2023 foi de 808 toneladas, marcando aumento de 376%.

Portos do Paraná exportam quase 4 mil toneladas de mel até julho de 2024
A exportação paranaense do produto é maior que a média nacional (Foto: Ilustração/Pixabay)

Conforme dados do Governo Federal. disponibilizados no Comex/Stat, o Paraná teve um crescimento maior do que o nacional. Em 2023, a exportação de mel brasileira foi de 16.823, número que aumentou 26% em 2024 (21.144 toneladas).

De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a exportação do mel é muito benéfica em diversos aspectos. “A apicultura é uma atividade extrativista sustentável, que beneficia a fauna e a flora, e pode gerar diversos produtos, entre eles o mel, que é o mais rentável”, explicou.

Mel exportado dos Portos do Paraná vai para EUA e Canadá

Além disso, Garcia afirmou que os Estados Unidos e o Canadá são os principais compradores do produto, tanto do Paraná, quanto do Brasil. Por outro lado, a China, que é a maior fornecedora da commodity no mundo, anda enfrentando problemas de adulteração, impactando a qualidade da carga. 

Portos do Paraná exportam quase 4 mil toneladas de mel até julho de 2024
Os principais compradores do mel são países norte-americanos (Foto: Ilustração/Pixabay)

Segundo Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, o estado é um dos protagonistas na exportação do mel. “O Porto de Paranaguá é o segundo maior porto a movimentar mel para exportação no Brasil, perdendo apenas para o Porto do Rio de Janeiro. A commodity é exportada em tambores, que são despachados em contêineres dry”, revelou.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.