Preços dos alimentos tem avanço no Paraná; batata-inglesa lidera
Oferta reduzida dos itens é o principal motivo para o aumento nos preços dos alimentos
Três itens lideram o aumento dos preços dos alimentos em maio segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) nesta segunda-feira (10). A batata-inglesa, leite integral e a maçã contribuíram para o avanço de 1,03% no Índice de Preços de Alimentos e Bebidas do Paraná neste mês.
A batata-inglesa lidera o aumento com o incremento de 29,49%, isso aconteceu por causa da transição da safra da batata. Os maiores aumentos no estado foram registrados em Curitiba (37,99%) e Maringá (36,91%).
Já o leite integral teve um acréscimo de 7,12% em decorrência da menor capacidade de captação. Além disso, o fim da safra da maçã foi o motivo para o aumento de 4,88% nos preços. Tudo isso colaborou para uma oferta reduzida desses produtos ao consumidor, ocasionando esses reajustes
Em um ano, a batata-inglesa é o segundo alimento que mais apresentou variação no preço, 77,65%. Só ficando atrás da cebola, com aumento de 85,23%.
Leia também:
- Paraná não tem previsão de chuva para esta semana; cidades podem bater 30ºC
- A Hora da Venenosa estreia nesta segunda (10) na tela da RICtv
Preço dos alimentos que apresentaram queda
Além das altas, a banana-caturra e os feijões preto e carioca apresentaram queda. Segundo o Ipardes a queda resulta das condições de produtividade satisfatórias que favoreceram uma maior disponibilidade desses produtos nos supermercados.
A banana-caturra teve a maior queda com 22,10%. Seguida pelo feijão preto (12,19%) e o feijão carioca (11,48%). As maiores quedas da banana-caturra foram resgistradas em Maringá (31,09%).
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.