Preocupações com proibição do WeChat devem ofuscar resultado da Tencent
Por Pei Li
HONG KONG (Reuters) – A Tencent estará sob pressão para abordar as preocupações relacionadas ao impacto da proibição norte-americana de transações relacionadas ao WeChat e deve delinear seus planos para mitigar possíveis consequências, uma vez que divulga seus resultados do segundo trimestre na quarta-feira.
A proibição, que entrará em vigor em setembro e é o último episódio do cada vez pior conflito entre EUA e China, lançou uma sombra sobre a Tencent, que pretende obter eventualmente cerca de metade de sua receita de jogos do exterior, contra 23% no ano passado. Os Estados Unidos seriam essenciais para tal plano, pois são o segundo maior mercado de jogos do mundo, depois da China.
As ações da Tencent despencaram mais de 10% em poucas horas na sexta-feira após a notícia da proibição, tirando até 74 bilhões de dólares do valor de mercado da gigante da tecnologia.
“O pedido, conforme redigido, é tão amplo que pode acabar bloqueando a capacidade de qualquer pessoa ou empresa norte-americana de trabalhar com a Tencent”, disse Dan Wang, analista da Gavekal Dragonomics.
Até agora, a maior empresa de jogos e mídia social da Ásia disse que está analisando as possíveis consequências. Os mercados financeiros e milhões de consumidores buscarão mais clareza quando a Tencent divulgar seus resultados do trimestre encerrado em junho.
A Tencent deve registrar um salto de 27% na receita para 112,76 bilhões de iuanes (16,22 bilhões de dólares) e um lucro 14% maior, mostram dados da Refinitiv.
Sua subsidiária Tencent Music, listada nos EUA, reportou resultados trimestrais melhores do que o esperado.
A unidade disse que é “prematuro” especular sobre um potencial fechamento de capital, quando questionada sobre se tem um plano para reagir a uma recomendação do governo Trump sobre a auditoria de empresas chinesas listadas nos EUA.
A empresa não comentou a proibição do WeChat.
Não ficou claro se a sanção afetaria outras participações norte-americanas da Tencent, que recentemente abriu dois estúdios em Los Angeles com o objetivo de criar conteúdo com propriedade intelectual original que tenha apelo global.