Programas acadêmicos podem ajudar na inovação do mercado
Programas acadêmicos podem representar uma maior busca por inovações dentro do mercado. Ideias mais inovadoras e soluções que visam impulsionar empresas tem sido um dos objetivos de algumas universidades, através de incentivos estudantis.
As ferramentas para isso vão de projetos acadêmicos de extensão, bolsas de iniciação científica, startups, incubadoras, entre outros além de gerarem trabalhos de conclusão de curso (TCC), como o case da WAP, presente no terceiro ciclo de projetos de extensão da Universidade Positivo e já resultou em inovações nos produtos da marca atuante no mercado de limpeza e manutenção.
Para que esse mecanismo funcione, é necessário seguir processos educacionais, como explicam os professores UP Alexandre Oliveira e Carlos Vargas:
“Buscamos mostrar aos empresários como essas parcerias de extensão funcionam e geram resultados, não se trata apenas de um serviço” explica Oliveira. Ele conta que, muitas vezes, as empresas estão “presas” ao próprio universo e é aí que a universidade pode contribuir. A vitalidade dos alunos, com uma visão externa que empresários e colaboradores não têm, é o que ajuda a enxergar possíveis caminhos para que a inovação aconteça.
De acordo com eles, inovar não é começar do zero, existem diversas formas de fazer isso, com melhorias e incrementos nos produtos que podem gerar inovação.
Ambos ministraram uma palestra para empresários durante o Viasoft Connect, apresentando não apenas o case da WAP, mas também o da Market4u, que fornece mercados autônomos a condomínios e empresas.