Qual deve ser o meu foco diante de tantos estímulos nesta pandemia e assim manter o bem estar?

Carreira em Foco

por Luciana Gazzoni
Publicado em 18 maio 2020, às 00h00. Atualizado em: 5 jun 2020 às 11h33.

Qual deve ser o meu foco diante de tantos estímulos nesta pandemia e assim manter o bem estar? Temos vivido um tempo único onde estamos quebrando muitos paradigmas. Temos descoberto que podemos fazer mais coisas do que imaginávamos online e também que aquela premissa de que pessoal e profissional não se misturam cai por terra neste cenário. Coexistir em meio a tantos papéis tem sido um desafio diário não é mesmo? Alguns estão com tempo ocioso outros soterrados de atividades da casa e do trabalho. Alguns estão aproveitando lives nas redes sociais e outros mal e mal conseguem dar conta de tantos papéis. Papel de filho (filha) cuidando dos idosos da sua família, papel da marido e esposa, papel de pai e mãe. Este por si só se desdobrou em vários outros, principalmente se você tem filhos em idade escolar. Durante as 16 horas que fico acordada agora sou também cantineira para prover o lanche da manhã e da tarde para as crianças, professora, analista de TI para tentar descobrir porque a internet não está funcionando, cozinheira, faxineira. Certamente esqueci de algum papel. E no meio disso tudo profissional também. Nas primeiras cinco semanas parecia impossível tudo isso coexistir.

 

Neste contexto, convido você a não perder o foco. Mas qual deve ser o nosso foco agora?

 

Foco interno

Consciência de seus pensamentos e emoções. Consideração por você mesmo. Cuide-se primeiro para poder cuidar dos outros depois. Não por acaso uma das regras de segurança em um avião é que as máscaras de oxigênio caem primeiro sobre você para só então você auxiliar quem está com você.

Foco no outro

Nunca foi tão importante fazer combinados e estabelecer limites. Precisamos combinar como podemos conviver de forma harmônica e possível neste momento. Para quem tem filhos, há pares de olhos observando como você está lidando com a crise. Eles não irão lembrar do dólar nas alturas, nem dos conflitos políticos. Eles lembrarão da atmosfera da sua casa e de como eles se sentiam neste momento. Ao levantar de manhã, que tal ao invés de pensar tudo que você tem que fazer no dia você pensar primeiramente em quem você quer ser naquele dia? Como eu quero acontecer na vida do outro HOJE.

 

Foco externo

Busque fatos e dados externos para embasar suas decisões mas fique atento caso as notícias comecem a lhe intoxicar.

 

Agilidade de aprendizagem é chave para a sua carreira

Uma das competências mais importantes dos profissionais na atualidade é a agilidade de aprendizagem. Ela inclui 5 subdimensões: agilidade com pessoas, mudanças, mental (encontrar soluções), resultados (em cenários complexos) e auto conhecimento. Não conheço nenhuma oportunidade mais completa para aprender e desenvolver essas agilidades do que vivenciar essa pandemia.

Apenas escolha manter a atitude de aprendizagem. E continue a nadar.