Imposto de Renda: Receita abre consulta a lote da malha fina nesta quinta (24)

Do total de R$ 700 milhões, 53% do valor é destinado a grupos prioritários. Desses, mais de 120 mil são contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF

por Lucas Novak
com informações de Agência Brasil e supervisão de Guilherme Becker
Publicado em 24 out 2024, às 11h04.

A Receita Federal abre nesta quinta-feira (24) a consulta ao lote da malha fina. A partir das 10h, cerca de 264 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco podem saber se receberão restituição.

Imposto de Renda: Receita abre consulta a lote da malha fina nesta quinta (24)
Entre os grupos prioritários então 11 mil contribuintes do Rio Grande do Sul (Foto: Juca Varella/Agência Brasil)

Com 53% destinado a grupos prioritários, serão distribuídos, no total, R$ 700 milhões. O lote também inclui 11 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, priorizados devido às enchentes, além de restituições residuais de anos anteriores. 

Entre os prioritários para a restituição, 126.824 contribuintes informaram a chave Pix do tipo CPF ou usaram a declaração pré-preenchida, recebendo prioridade. Outros 14.661 têm como maior fonte de renda o magistério, seguidos por 11.360 residentes no Rio Grande do Sul. 

Leia também:

Além disso, 6.689 têm entre 60 e 79 anos, 6.416 são idosos acima de 80 anos, e 5.219 têm alguma deficiência ou moléstia grave.

A consulta ao lote de restituição da malha fina pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo aplicativo. O pagamento será realizado em 31 de outubro na conta ou chave Pix (CPF) informada. Contribuintes fora da lista devem verificar pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e enviar declaração retificadora para futuros lotes.

Caso a restituição não for depositada na conta informada, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até 1 ano, podendo ser resgatado ou agendado para outra conta. Após esse período, o contribuinte deve solicitar o valor no Portal e-CAC, na seção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.