por Letícia Tristão
com informações da Agência Brasil

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) 2024 está disponível. As retiradas podem ser feitas de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.

O saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do FGTS a cada ano, no mês de aniversário.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 21,7 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário em setembro passado, conforme a Agência Brasil. Desse total, 16,9 milhões contrataram financiamento usando esses recursos como garantia.

O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Caso o dinheiro não seja retirado até o último dia último do segundo mês subsequente, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

Confira o calendário no carrossel acima.

Adesão

A adesão a esse tipo de modalidade é voluntária e pode ser feita por meio do aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. O processo também pode ser feito nas agências do banco.

Ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. O pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido. 

Cuidados

A orientação é que o resgate seja feito por meio do aplicativo FGTS. Nesse caso, o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco. A operação não tem custo.

As retiradas podem ser feitas nas casas lotéricas, caso esses estabelecimentos estejam abertos, e terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão.

Valores

O valor a que o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário tem direito a retirar a cada ano depende do saldo em cada conta do FGTS.

Para contas com saldo de até R$ 500, poderão ser retirados 50% do total. A partir daí, o percentual cai, mas será pago um valor fixo adicional, que aumenta conforme o saldo total.

Confira acima como é feito o cálculo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

22 fev 2024, às 13h39. Atualizado às 17h18.

No Ar

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando