Studios: imóveis compactos ganham força em Maringá e trazem novas modalidades de locação

Publicado em 27 jul 2022, às 12h05.

Uma nova tendência de mercado tem se instalado e ganhado força em Maringá. Conhecido como polo universitário e movimentado pelo turismo de negócios, o município tem sido buscado ainda por muitos trabalhadores sazonais ou aqueles que chegam na cidade em busca de novas oportunidades e vêm sozinhos, sem a família. Com isso, imóveis compactos como os apartamentos tipo ‘studio’, menores e mais práticos, são cada vez mais procurados para locação e também como forma de investimento.

A principal vantagem dos studios é que o investimento é mais acessível, por conta da metragem reduzida, enquanto a rentabilidade pode ser bem maior do que a tradicional, principalmente por conta do valor agregado frente aos apartamentos tradicionais.

A demanda do mercado imobiliário por esse tipo de imóvel é crescente. Em Maringá, por exemplo, quase 40% da população da cidade ou mora sozinha, ou mora com apenas mais uma pessoa. Só os estudantes de ensino superior no município somam mais de 40 mil pessoas. O tamanho reduzido é compensado por outras características, como a boa localização e o conforto proporcionado ao morador.

Com cômodos integrados, os empreendimentos com foco nesses imóveis têm espaços compartilhados diferenciados – o que representa uma vantagem tanto para o investidor quanto para o inquilino, por representarem mais conforto e experiências para os moradores. Só o essencial fica dentro do apartamento.

Outras vantagens para os inquilinos são a possibilidade de localização privilegiada; rapidez e praticidade na mudança, já que esses studios são na grande maioria das vezes 100% mobiliados; e flexibilidade no período de aluguel conforme necessidade.

Studio por assinatura

O primeiro empreendimento imobiliário a implantar o sistema em Maringá foi o BE Deodoro – onde todos os imóveis contam com essa forma de administração, e foi um grande sucesso de lançamento, com praticamente todas as unidades já vendidas. O segundo será o BE Garden, que tem lançamento previsto para a próxima semana e já tem 60% das unidades pré-reservadas para venda, e ali o comprador do imóvel pode optar por adotar ou não o sistema de aluguel por assinatura.

Os empreendimentos trazem ainda uma outra inovação: a locação por assinatura. Isso quer dizer que é possível alugar o imóvel por alguns dias, meses ou anos, enfim, conforme a necessidade do inquilino, enquanto o proprietário-investidor não precisa se preocupar com a parte burocrática da locação nem com a vacância do imóvel.

O sistema é desenvolvido através de uma parceria entre a Housi, primeira plataforma de moradia flexível 100% digital do mundo, e a Bravo Empreendimentos. Graças a um sistema de gestão inteligente, é a Housi quem cuida da papelada, administra o imóvel, encontra os novos inquilinos e até faz a cobrança. Nas cidades onde já foi adotado, o sistema se mostrou rentável, eficaz e muito prático.

BE Garden já é o segundo empreendimento do tipo na cidade | Foto: Divulgação

A startup oferece solução para locação 100% digital e sem burocracia, disponibilizando imóveis mobiliados e diversos serviços e facilidades agregados, como limpeza, manutenção, suporte 24hs, Netflix, personal trainer, wi-fi, entre outros. Já para os donos proprietários-investidores, essa estrutura abre oportunidades para locação short stay e long stay, que podem majorar a rentabilidade do investimento.

“O que o BE Garden oferece é o lifestyle dos grandes centros com a qualidade de vida da melhor cidade para se viver do Brasil. As necessidades mudaram e o nosso foco está em transformar a experiência de se hospedar nos empreendimentos que lançamos, proporcionando maior retorno aos investidores e uma qualidade ímpar aos futuros moradores”, diz Evandro Rodrigues, CEO e fundador da Bravo Empreendimentos.

Metaverso

O BE Garden chamou atenção recentemente por ser o primeiro residencial do mundo no Metaverso, ambiente virtual que replica a realidade física por meio de dispositivos digitais (a unidade virtual é gratificada através de uma parceria com a startup Insignia, responsável pela entrega do projeto digital, para aqueles que adquirirem uma unidade do BE Garden junto a Bravo).

São 264 unidades residenciais do tipo studio, cada uma com cerca de 33 m² de área privativa, em uma torre de 22 andares. Os apartamentos terão sala, cozinha e quarto conjugados, além de banheiro, sacada e uma vaga na garagem adaptável a carros elétricos.

Com arquitetura que valorize a natureza, a experiência e a inovação, o BE Garden tem áreas de lazer e bem-estar que incluem piscina na cobertura com borda infinita e vista panorâmica, além de um outro piso inteiro dedicado às áreas comuns com espaço gourmet, coworking, academia e um mercado com itens de conveniência do tipo Grab and Go, para garantir ainda mais comodidade aos moradores e maior valorização do imóvel aos investidores. Há ainda espaço pet e horta compartilhada.