Veja 5 estratégias para vender mais na Black Friday 2024
Para as pequenas e médias empresas, o momento acende um alerta de oportunidade para criar estratégias e planos cada vez mais personalizados e segmentados ao seu público alvo
Com a chegada da Black Friday 2024, muitos comerciantes já começaram a preparar as estratégias de vendas para um dos períodos mais lucrativos do ano. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCComm), o faturamento da Black Friday deste ano deve chegar aos R$ 205,11 bilhões, índice, cerca de 10% superior em relação ao ano passado.
O número é considerado um dos melhores da história. A perspectiva é de que cresça ainda mais, visto que dentro do semestre já passaram algumas datas comemorativas importantes, como o dia dos pais e virão outras como a própria Black Friday e também as festas de fim de ano.
Para as pequenas e médias empresas, o momento acende um alerta de oportunidade para criar estratégias e planos cada vez mais personalizados e segmentados ao seu público alvo. De acordo como o Marcus Calixto, CEO da Beelieve Group, empresa de marketing digital, quanto antes um negócio iniciar sua preparação para o período, melhores são as chances de vendas. Confira as dicas abaixo.
Veja 5 estratégias para vender mais na Black Friday 2024
1 – Antecipação
Conforme Marcus Calixto, a antecipação é considerada o principal recurso para vender mais. Veja se seu estoque é suficiente, elabore um planejamento estratégico, revise campanhas anteriores, veja o que deu certo e o que não deu certo”, explica.
2 – E-comerce estruturado e formas de atendimento
O CEO ressalta que é essencial ter uma equipe que esteja preparada para tirar dúvidas dos clientes nesse período. “Muitos clientes ficam desanimados com essa forma de atendimento e prezam mais pela humanização do contato”.
Além disso, o caminho que o cliente percorre dentro da plataforma, precisa ser simples e intuitivo, sem esquecer que os valores e as formas de pagamento devem ser claras e objetivas.
3 – Site de fácil navegação
Para Calixto, um site responsivo e bem agradável esteticamente com todas as informações necessárias de fácil entendimento ganham destaque. Para o especialista, em um mundo tecnológico, usar a tecnologia a seu favor, ainda mais no marketing digital é primordial.
4 – Interação com o público
Apostar na interação com o público nas redes sociais pode ajudar a elaborar as próprias estratégias para serem usadas. De acordo com Calixto, para colher esses dados é possível utilizar questionários de satisfação com o cliente após a compra e métricas de marketing digital como taxas de cliques, engajamento nas redes sociais, taxa de conversão e outros, explica.
5 – Push e carrinhos de compra
Segundo o especialista, para atrair os antigos clientes pode-se utilizar artifícios personalizados como, por exemplo, encaminhar push com base nos pedidos de compra ou baseado no que ele selecionou em seu carrinho. Ofertas que chamem a atenção podem atrair novos clientes e também os antigos.
“Além das ofertas, outro ponto que vale a pena destacar são o oferecimento de frete grátis acima de determinado valor e também promoções que servem de chamariz como o famoso ‘compre dois e pague um’ que sempre chamam a intenção”, finaliza.
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