Vendas devem aumentar 8% em Curitiba no Dia das Mães, aponta pesquisa

Publicado em 18 abr 2022, às 17h48.

Uma pesquisa divulgada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) trouxe boas notícias para os comerciantes de Curitiba. Isso porque, a expectativa é de que as vendas durante o Dia das Mães apresente um aumento de 8%, comparado a 2021.

Conforme a ACP, a sondagem abrangeu os mais diversos segmentos do varejo, como móveis, eletrodomésticos, vestuário, calçados, acessórios, perfumaria, cosméticos, decoração, floriculturas e outras, distribuídos entre Curitiba região central, bairros e cidades da Região Metropolitana.

Para a maioria (56,7%), os próximos meses são aguardados com esperança. Outros 28,6% disseram estarem preocupados, 11,3% aguardando a evolução do cenário, 3% desanimados e 0,5% sem saber. Em relação ao próprio negócio, os números foram: 70% esperançosos, 15,8% preocupados, 12,8% aguardando cenário e apenas 1,5% desanimados.

Em relação aos consumidores, a pesquisa mostrou sobre as intenções de compra para o Dia das Mães: 46% pretendem gastar o mesmo que no ano passado, 29,4% mais, 20,3% menos e 4,3% não sabem/não responderam. Os presentes mais citados são roupas, perfumes, cosméticos, flores e calçados. Os entrevistados pretendem presentear, além das próprias mães, esposas, companheiras e filhas.

A maioria (69%) disse que comprará presencialmente em lojas, contra 20,9% na internet e cerca de 10% que ainda não sabem.