Único debate ao Senado no Paraná é cancelado; entenda o motivo
O Grupo RIC não vai mais realizar o debate entre os candidatos ao senado. Democraticamente, abrimos espaço a todos os que têm o direito de participar de um evento como esse. Nossa proposta era fazer um confronto que privilegiaria um debate verdadeiro, reduzindo regras que só engessam a discussão, e proporcionando mais tempo aos participantes para expor como querem representar o nosso estado no senado da república.
Temos sido impactados com debates com tempo cronometrado e pouco espaço para a discussão das pautas que realmente interessam ao dia a dia dos paranaenses. Queríamos fugir disso. Por isso, sugerimos reduzir o número de participantes do debate, para que eles pudessem fazer uma discussão sem a pressão dos segundos contados e com tempo para apresentar propostas e concluir raciocínios.
Desenhamos uma proposta em que todos os oito candidatos com representação no congresso teriam espaço em nossos veículos. Funcionaria assim: os quatro primeiros colocados nas pesquisas eleitorais iriam se confrontar no debate, e os outros quatro participariam de entrevistas com 25 minutos de duração, em rede estadual, ao longo da nossa grade de programação.
Infelizmente a maior parte dos concorrentes não aceitou. A nossa atrasada legislação eleitoral não permite a realização de debates sem o aceite da maioria dos concorrentes, portanto, não poderemos promover o debate. Nós, e todo Paraná, sentiremos falta desse debate, já que a eleição pro senado em nosso estado se apresenta como uma das mais acirradas do país. O Brasil tem partidos demais, e, por vezes, isso é nocivo à sociedade. Sobram projetos de exposição pessoal e faltam pensamentos no real bem coletivo.
Ciente de sua responsabilidade com a promoção da democracia, o Grupo RIC mantém a sua cobertura eleitoral plural, que privilegia o contraditório e a discussão de ideias. No próximo dia 29, iniciaremos uma série de sabatinas com os candidatos ao governo do estado. Estimularemos sempre a conversa franca, como olho no olho, e o interesse no desenvolvimento do Paraná.