29 alunos 'aprovados' no vestibular da UEPG voltam pra lista de espera

Publicado em 1 jun 2021, às 21h00. Atualizado às 21h04.

Um defeito no sistema fez com que a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) “devolvesse” 29 alunos “aprovados” no vestibular 2020 de volta na lista de espera. O sistema “pegou” alunos do sistema de cotas e os colocou na lista de aprovados erroneamente. Por causa disto, a universidade precisou fazer um edital de retificação do resultado do vestibular nesta terça-feira (01).

A UEPG fez um comunicado oficial explicando que o erro ocorreu com 29 vagas em 15 cursos. No total, o vestibular abriu 1.415 vagas. Em nota oficial, a universidade explicou qual foi o erro do sistema:

“A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) esclarece que a retificação no resultado do Vestibular 2020, publicada nesta terça (01), se deve a um defeito no sistema de migração de vagas. O sistema, automatizado, migrou as vagas restantes da cota de candidatos negros oriundos de escola pública para a cota universal, quando deveriam ser migradas para a cota de candidatos oriundos de escola pública. Como o erro foi constatado antes da matrícula, a CPS assumiu a falha do sistema e retificou o edital. O resultado atualizado pode ser conferido no site.”

A universidade ainda frisou que o processo seletivo (provas e pontuações) permanece íntegro. “A UEPG está entrando em contato com os candidatos impactados pela retificação do edital para explicar a situação e oferecer apoio.”, informou o CPS na nota.