Atrasados ficam de fora do vestibular da UFPR; portões fecharam às 13h30
A primeira fase do Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começou às 14h deste domingo (23). Entretanto, os portões foram fechados às 13h30 e os candidatos que se atrasaram foram barrados. Ainda não foi divulgado o número exato de estudantes que perderam a prova, porém, a equipe da RICtv flagrou alguns atrasadinhos.
Estão inscritos para o Vestibular 2023 da UFPR 38.087 candidatos, dos quais 2.994 concorrem a uma vaga no Curso de Formação de Oficiais da PM e 35.093 disputam vagas na UFPR – um aumento de 6,2% em relação ao vestibular anterior.
Do total de 38.087 inscritos, 2.038 são treineiros – ou seja, candidatos que não concorrem efetivamente às vagas; 27.626 estão na ampla concorrência e 8.423 são candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas e concorrem por algum tipo de cota.
As provas estão sendo aplicadas em: Curitiba, Londrina, Joinville (SC), Cascavel, Maringá, Toledo, Guarapuava, Palotina, Paranaguá, Matinhos e Jandaia do Sul.
Neste domingo, os portões foram abertos às 12h40 e os candidatos tiveram 50 minutos para acessar o local da aplicação da prova. No Centro Politécnico, em Curitiba, diversos estudantes se anteciparam e aguardaram a abertura dos portões.
Antes do início das provas, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, esteve em uma das salas do prédio de administração e desejou boa sorte aos candidatos.