ChatGPT vai ser utilizado na criação de aulas do 6° ao 9° ano em escolas estaduais
O governo do Estado de São Paulo, anunciou que irá utilizar o ChatGPT na criação de aulas em escolas da rede estadual. A decisão divulgada pelo Estadão, é a partir do 3° bimestre do ano a inteligência artificial comece a ser utilizada.
No documento assinado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), a orientação dada aos professores é que a ferramenta de inteligência artificial (IA) faça uma primeira versão dos conteúdos com base nos temas pré-definidos pela Secretaria de Educação e seja revisada pelos profissionais.
Com o novo projeto, os professores especialistas deixam de ter autonomia na elaboração das aulas e passam a ser apenas “avaliadores”, revisando e avaliando se os conteúdos estão dentro das normas pedagógicas.
Veja também: Apucarana abre processo administrativo para apurar acidente com ônibus escolar
O planejamento visa testar o ChatGPT para produzir as aulas digitais nos anos finais do ensino fundamental (do 6° ano ao 9° ano) e do ensino médio. A ideia é criar uma maior agilidade na produção de aulas.
ChatGPT vai substituir professores?
Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo afirmou que o uso do ChatGPT está em processo de teste para realizar a implementação e que as aulas produzidas pelos professores especialistas serão utilizadas.
“Esse processo de fluxo editorial ainda será testado e passará por todas as etapas de validação para que seja avaliada a possível implementação. Nele, as aulas que já foram produzidas por um professor curriculista e já estão em uso na rede são aprimoradas pela IA com a inserção de novas propostas de atividades, exemplos de aplicação prática do conhecimento e informações adicionais que enriqueçam as explicações de conceitos-chave de cada aula” declarou a secretaria.
Apesar de estar em constante uso, as inteligências artificiais (como o caso do chatGPT), ainda pode gerar muitos erros e é bastante comum essas ferramentas apresentarem informações incorretas ou incompletas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui