Como aproveitar o melhor das cinco gerações dentro de uma mesma escola?

por Ana Beatriz
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 26 jun 2020, às 18h18.

Vários estudos sociais delimitam as diferenças entre gerações por meio da data de nascimento de um grupo de pessoas na história da humanidade.

Entre as definições mais comuns, atualmente temos cinco gerações convivendo no mundo, chamadas de: Baby Boomers, geração X, geração Y, geração Z e geração Alpha, divididas principalmente pelo recorte dos anos de nascimento de cada uma. 

De acordo com o professor José Carlos Ferrigno, psicólogo, doutor em psicologia social e especialista em gestão de programas intergeracionais, alerta que analisar as gerações apenas pela idade acaba apenas criando estereótipos.

Para ele, também é necessário estar atento ao contexto social do integrante de cada geração.

“Por exemplo, ‘essas gerações mais novas não se apegam a empresas’, é verdade? Em parte sim, mas também não é totalmente verdade, porque se você pega um jovem que é arrimo de família, que mora em uma comunidade pobre, ele não pode se dar ao luxo de pular de um emprego para outro;

já o filho de classe média é outra coisa. Então, quando a gente fala de geração Y, a gente está falando de que classe social? A gente perde um pouco a noção dessa desigualdade social que marca o cenário brasileiro”, explica.

poscast-sobre-geracoes
Foto: Reprodução/Pixaby

PodCast fala sobre as cinco gerações dentro da mesma escola aprendendo juntos

Esse e outros assuntos sobre as diferentes gerações no contexto escolar e familiar foram discutidos no terceiro episódio do podcast PodAprender,

O tema “Cinco gerações em uma mesma escola e aprendendo juntos?, que contou com a participação do professor José Carlos Ferrigno e de Marcos Piangers, jornalista, escritor, palestrante e autor do livro “O papai é pop”, que ilustrou o bate-papo com alguns exemplos do dia a dia. 

Com produção da Central Press Brasil, o PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos em mais de 200 municípios brasileiros.

Ao longo de 24 episódios quinzenais, são abordados temas relacionados à Educação com convidados com experiência na área.

O programa pode ser ouvido no site http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/, nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis.