CMEIs de Campo Magro adiam em um mês o retorno das aulas por falta de estagiários

Publicado em 6 fev 2022, às 11h17. Atualizado em: 7 fev 2022 às 13h58.

As aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Campo Magro deveriam começar nesta segunda-feira (7). Mas a prefeitura adiou o início para o dia 7 de março. O problema foi abordado pelo prefeito Cláudio Casagrande em live nas redes sociais da prefeitura, na última sexta-feira (4), informando que o problema é a falta de estagiários de pedagogia.

A reclamação de pais e mães nos comentários durante a live foi muito grande. Eles se programaram para voltar a trabalhar, já que poderiam deixar os filhos nas escolas. Mas a apenas três dias de começarem as aulas, o anúncio desestruturou a organização de muitas famílias, que tiveram pais ou mães que precisaram parar de trabalhar na pandemia para cuidar das crianças em casa.

Conforme o prefeito, os estagiários de pedagogia são essenciais para dar continuidade às aulas. O município precisa de 80 estagiários para fazer o serviço funcionar juntamente com os professores e demais funcionários contratados. No entanto, disse ele, apenas 40 estagiários apareceram para as vagas, na última semana.

Isso ocorreu devido ao impasse no retorno das aulas nas universidades, por causa do aumento da contaminação pelo coronavírus nas últimas semanas. E, enquanto as aulas não começam nas universidades, os estagiários não podem firmar contratos com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Agora, com o retorno gradual das universidades, é necessário aguardar que os estudantes de pedagogia peguem sua documentação nas universidades e levem ao CIEE, para que seja assinado o contrato de estágio.

“Não foi falta de organização nossa. Isso está ocorrendo por motivos alheios a nossa vontade”,

disse o prefeito, explicando ainda que a contratação de estagiários é diferente de PSS, que é o instrumento para contratação de professores e que foi realizado conforme o cronograma.

Atualização

Nesta segunda-feira (7), a assessoria da Prefeitura de Campo Magro afirmou que havia 57 estagiários inscritos e que somente cinco compareceram para pegar os documentos. Confira a nota na íntegra:

Considerando diversos pedidos de informação e esclarecimento dirigidos à Secretaria Municipal de Educação quanto ao retorno das atividades presenciais dos CMEIs; e

Considerando todos os cuidados que o Município tem empregado em favor da vida dos cidadãos em geral e, nesse caso em específico, com os Profissionais da Educação Infantil,

A Prefeitura de Campo Magro esclarece que, por decisão fundamentada em dados técnicos que atentam à realidade atual do Município, as aulas presenciais dos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) continuarão de forma remota, a princípio, até o 07 de março de 2022.

Tal definição se dá por conta das dificuldades que a Prefeitura tem enfrentado na contratação de estagiários técnicos do curso de Pedagogia para prestar o devido auxílio aos Professores dos CMEIs. Isto se dá, dentre outros fatores, até mesmo ao grande número de novas infecções contagiosas do novo coronavírus, o que tem feito com que muitos profissionais optem por trabalhos que possam exercer de suas residências.

A título de exemplo. A Prefeitura contava até recentemente com um cadastro de 57 interessados nas vagas de estágio em questão, os quais, quando convocados para levar a documentação para assumir as vagas, somente 5 compareceram. Isto é, a adesão de interessados resta extremamente baixa, ao menos neste momento.

Deste modo, a Prefeitura esclarece e reforça que as crianças matriculadas nos CMEIs não ficarão sem aula. Todavia, ainda neste momento atípico pelo qual passamos, as aulas continuarão, por ora, via remota.

Ainda, caso a situação ora enfrentada se resolva antes da data de 07 de março, as aulas presenciais voltarão antes desta data prevista.

A Prefeitura de Campo Magro não vem medindo esforços no enfrentamento da Pandemia decorrente do COVID-19, e, em relação às aulas da rede de ensino municipal, vem tomando decisões que resguardem a população em geral, as crianças e os Profissionais da Educação.