Com Novo Ensino Médio suspenso, educação pode ter nova reforma em 2024
Após o Novo Ensino Médio (NEM) deixar a desejar para os alunos e professores, o Senado Federal está discutindo uma nova reforma para o ensino médio brasileiro. O Executivo já havia apresentado um Projeto de Lei em outubro de 2023, e o Congresso planeja continuar a discutir o assunto em 2024.
Suspenso desde abril de 2023, o NEM não encontrou apoio entre os educadores e estudantes, afirma o Ministério da Educação. Os críticos da reforma relatam que a falta de um debate prévio à aplicação do NEM fez com que as novas regras aprofundassem desigualdades entre estudantes das redes públicas e privadas. De acordo com especialistas, os jovens de escolas públicas acabavam sendo induzidos a cursarem itinerários menos qualificados por falta de estrutura.
O PL apresentado está em análise na Câmara dos Deputados e altera diversas regras, como carga horária, formação de professores e disciplinas obrigatórias. A principal mudança, contudo, seria nos “itinerários formativos”, uma das áreas mais criticadas do NEM.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.