De Maringá para o Oriente Médio: UEM firma parceria com universidade do Irã
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), firmou um acordo com a Universidade de Neyshabur, no Irã. Este é considerado, pela reitoria da UEM, um passo importante para a internacionalização da universidade, sendo a primeira parceria com uma instituição de Ensino Superior do Oriente Médio.
O contato com os professores iranianos foi intermediado pelo professor Plínio Marco de Toni, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que também integra a parceria. Este deve ser um primeiro passo para novas parcerias da UEM com outras instituições do Oriente Médio.
De acordo com Luciana Cabrini Simões Calvo, responsável pela área de Internacionalização do ECI da UEM, o intuito é que tanto UEM quanto Unicentro, junto à instituição iraniana, desenvolvam atividades e projetos conjuntos. “Nosso foco são questões que envolvem ensino-aprendizagem de línguas e bilinguismo”, explica ela.
Internacionalização
O ECI faz a intermediação de acordos internacionais entre a UEM e instituições estrangeiras por meio de cooperação técnica e científica, e mobilidade de professores e alunos para atender necessidades de programas e projetos de interesse mútuo. Membros da comunidade acadêmica da UEM que tenham interesse em participar de ações de internacionalização devem procurar o ECI pelo e-mail sec-eci@uem.br para descobrir as oportunidades e receber atendimento.