Enem 2024: inscrições são prorrogadas veja novo prazo

Os candidatos ganharam mais tempo para realizar a inscrição para a prova que acontece de novembro

Publicado em 8 jun 2024, às 18h41. Atualizado às 18h43.

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Anteriormente, as inscrições para o Enem 2024 estavam marcadas para encerrar na sexta-feira (7). As inscrições para o exame devem ser realizadas pelo site oficial.

De acordo com o ministro, a intenção é ampliar as oportunidades para os jovens (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu o ministro.

De acordo com as informações oficiais, a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, que deve ser emitido na Página do Participante.

Devido aos últimos acontecimentos, no Rio Grande do Sul, os moradores têm isenção da taxa. Os concluintes do ensino médio em escola pública também são isentos do pagamento.

De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

“Mesmo no Rio Grande do Sul, já temos mais de 70% dos formandos da rede pública inscritos. O Enem é a principal porta de entrada para a graduação e garantir a maior participação possível dos jovens é bom para o Brasil”, informou o ministro.

Enem 2024

Conforme informações oficiais, o primeiro dia de provas do Enem 2024 está marcado para o dia 3 de novembro. Os candidatos devem responder 45 questões de múltipla escolha de Português, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Além de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Além disso, os candidatos também devem realizar a redação. O tempo de prova é de 5h30.

Em seguida, no segundo dia de prova, que acontecerá no dia 10 de novembro, os candidatos também devem responder 45 questões de múltipla escolha, desta vez, nas seguintes áreas de conhecimento: Matemática e Ciências da natureza e suas Tecnologias. Neste dia, a duração da prova é de 5h. O resultado do Enem 2024 será divulgado no dia 13 de janeiro de 2025.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mostrar próximo post
Carregando