Escolas de Maringá terão gibis da Turma da Mônica para ensinar sobre ética e cidadania
Neste ano letivo de 2023, a Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Educação (Seduc) e Compliance e Controle, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e Instituto Maurício de Souza, vai implantar o programa ′Um por todos e todos por um′. O objetivo é levar aprendizado sobre ética e cidadania de forma divertida para alunos do 1º ao 5º ano, através de gibis da Turma da Mônica.
No total, mais de 6,5 mil estudantes de 38 escolas municipais da Ampliação da Jornada Escolar (ensino integral) serão atendidos. A expectativa é que as aulas, que serão ministradas na oficina de empreendedorismo, sejam realizadas no primeiro semestre.
- Leia também: Maringá reforça esquema de segurança para Carnaval
O objetivo do projeto é ensinar de forma lúdica e gráfica, com apoio dos gibis da ′Turma da Mônica′, a importância dos meios de controle social e da administração pública. “O projeto contribui para a formação de estudantes conscientes dos direitos e deveres, mesmo que ainda tão pequenos. A ideia é reforçar a importância dos princípios do compliance na infância”, diz a secretária de Compliance e Controle, Patrícia Parra.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que o projeto será dividido em cinco aulas, mas os professores abordarão os conteúdos em outros momentos, quando houver conexão com os conceitos abordados nas aulas. “Inicialmente, vamos trabalhar com a formação dos alunos e, em seguida, também pretendemos capacitar os profissionais para que estejam aptos a contribuir com o programa ao longo do ano.”, declara.
O projeto contará com duas fases. A primeira reúne ilustrações de gibis e leituras com explicações do projeto e conceitos de compliance para as crianças. A segunda etapa, chamada de ′Controlador Mirim′, vai proporcionar a participação dos alunos na resolução de problemas referentes ao bem comum no ambiente escolar.