Escolas do PR já estão exigindo certidão de antecedentes criminais de professores

Publicado em 6 mar 2024, às 21h16.

Escolas públicas e particulares de todo o país já estão exigindo a certidão de antecedentes criminais de professores e funcionários. No Paraná, o documento é obrigatório há pelo menos 10 anos. De acordo com a secretaria de educação, a exigência ajuda a aumentar a segurança na comunidade escolar.

Agora a obrigatoriedade de entregar a certidão para trabalhar em escolas públicas e privadas é uma das medidas de um decreto federal. A exigência pretende aumentar a segurança das crianças e adolescentes e fortalecer o combate ao abuso e exploração sexual.

Apesar da obrigatoriedade de apresentar antecedentes criminais ser de agora, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná afirmou que exige o documento de professores efetivos desde 2013. Já para professores, assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais contratados pelo processo seletivo simplificado, a exigência vem desde 2012. Já o sindicato dos estabelecimentos particulares de ensino de Curitiba afirmou que não vai se manifestar sobre a nova medida.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando