Escolas estaduais do Paraná não vão exigir comprovante de vacina para volta às aulas
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) confirmou que não vai exigir o comprovante de vacinação aos estudantes da rede estadual de ensino do Paraná. “Apesar do aumento expressivo de casos de Covid-19 nas últimas semanas, o Estado não registrou aumento significativo de internações e mortes”, declarou, em nota, a Seed.
A nota diz ainda que como a vacina é opcional para todos e todas, o Estado não pode obrigar os estudantes a se vacinarem.
As aulas serão retomadas no modelo presencial a partir do dia 7 de fevereiro e todas as medidas de biossegurança adotadas nas escolas do estado serão mantidas, destacou a secretaria.
Calendário escolar
Entre as novidades do calendário estão novas datas para estudo dos docentes e o aumento do recesso escolar no meio do ano. “Uma das novidades é que os dias de planejamento e estudos não serão mais aos sábados, como solicitado pela rede, além do aumento do recesso em julho, outro pedido dos professores”, comenta o diretor de Educação da Seed, Roni Miranda.
As aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25, com o momento para planejamento e estudo na quinta e sexta-feira anteriores, dias 21 e 22 de julho. Ou seja, há um aumento do recesso escolar entre os semestres letivos, passando de sete para dez dias para os professores, enquanto os estudantes terão mais de duas semanas, ao invés de 11 dias, como foi neste ano. O término das aulas, garantindo os 200 dias letivos, será em 20 de dezembro.
Estão mantidos para os professores, entre férias e recesso escolar, 60 dias durante o ano de 2022.