Escolas municipais de Apucarana e Rolândia retomam aulas presenciais nesta semana
A Prefeitura de Apucarana, norte do Paraná, anunciou, nesta sexta-feira (16), a retomada das aulas presenciais na rede de ensino municipal de ensino a partir desta quarta-feira (21). Também comunicou a liberação a Prefeitura de Rolândia, norte do Paraná. Nessa última, a volta acontecerá a partir desta terça-feira (20).
Apucarana
No município, serão retomadas as aulas presenciais dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental a partir desta quarta-feira (21). Caberá aos pais decidirem se os filhos irão à escola ou continuarão a estudar em casa.
“A Autarquia Municipal de Educação vai fazer um levantamento junto às famílias nos próximos dias para verificar a quantidade de crianças que voltarão aos bancos escolares. Destacamos que as escolas municipais estão adotando protocolos rígidos de prevenção à Covid-19 e que a Autarquia de Saúde vai acompanhar de perto todo o processo de retomada as aulas presenciais.”
afirmou o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac.
No primeiro semestre deste ano, as escolas receberam pequenos grupos de alunos para aplicação de avaliações diagnósticas. No final do mês de agosto, uma nova reunião com o Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas deverá ser agendada.
“Se tudo correr bem neste primeiro momento com os alunos de quarto e quinto anos, então nós iremos sugerir o retorno gradual das demais turmas dos CMEIs e escolas ao modelo presencial.”
explica a secretária de Educação, Marli Fernandes.
Rolândia
O retorno na rede municipal de ensino, na cidade, será feito a partir desta terça-feira (20), quando inicia o segundo semestre letivo. Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) atenderão os alunos no sistema híbrido, com parte presencial e parte remota.
As aulas serão por escala: parte dos alunos vai estudar uma semana na escola e uma semana pelos roteiros. Os pais que optarem pelo retorno dos filhos às escolas seguirão normalmente a rotina estudantil.
A Secretaria Municipal de Educação recomenda que os pais ou responsáveis pela criança procurem a escola ou CMEI para informar a decisão para que a instituição consiga se programar.
Londrina
A Prefeitura de Londrina prorrogou, até o dia 30 de julho, a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas municipais. Creches municipais e entidades conveniadas com o Município de Londrina também seguem a mesma data. As demais escolas e instituições de ensino, públicas e privadas, seguirão o regramento instituído pelo governo do estado do Paraná. O Decreto nº 710/2021 foi publicado no Jornal Oficial nº 4.383.