Jovem de 18 anos, 1° lugar geral do vestibular da UFPR estudava mais de 12h por dia

por Caroline Maltaca
com supervisão de Rodrigo Sigmura
Publicado em 31 ago 2021, às 18h21. Atualizado em: 1 set 2021 às 14h17.

O estudante Gustavo Schick, de 18 anos, conquistou o primeiro lugar geral no Vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A lista de aprovados foi divulgada na tarde desta terça-feira (31). Ele também garantiu o primeiro lugar em um dos cursos mais concorridos, o de Medicina. De acordo com o jovem, que recebeu a notícia pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonscesa (veja abaixo), obter este resultado após um período atípico como o que a pandemia impôs, fez com que a notícia ainda não tenha sido totalmente “processada”.

Apesar da felicidade estampada em seu rosto, este é o segundo vestibular que Gustavo presta para ingressar na UFPR. Em 2020, ele tentou, mas não teve o sucesso desejado. Mesmo diante da resposta negativa, o estudante não desistiu do seu maior sonho, que é o de ser médico.

“Por que medicina? Porque sinto que posso aplicar minhas habilidades para um bem maior. É uma profissão que eu considero muito nobre, é uma profissão mágica, tem a possibilidade de mudança. O que um bom médico pode provocar na vida de uma pessoa é gigantesco”,

explicou ele.

Com uma rotina de estudos rigorosa que, segundo o catarinense durava das 6h às 20h, Gustavo diz que isso foi o único jeito que o possibilitou conquistar a vaga sonhada. De acordo com o novo calouro da UFPR, ter uma rotina disciplinar é o mais importante, porque até mesmo contar com a facilidade de aprender ou memorizar, que ele sempre teve em sua vida escolar, não o ajudou completamente. Isso porque, segundo ele, se preparar para atingir boas notas é diferente de passar em um vestibular de ampla concorrência.

(Foto: Divulgação)

Saúde mental

Gustavo conta que, com as restrições e o cenário problemático causado pela doença, precisou voltar para sua cidade natal, Canoinhas (SC). Para ele, neste processo, dar atenção a saúde mental foi fundamental.

“Você tem que estudar bem, mas de maneira inteligente. Você tem que tomar conta da tua cabeça, mas também do corpo. As pessoas não percebem que, em um longo prazo, [essa falta de cuidado] acaba desgastando”,

aconselha.

Escolhas

Por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste ano, Gustavo também passou no vestibular da Universidade de Federal de Santa Maria (UFSM). No entanto, o catarinense já garantiu que vai ficar na capital paranaense.

“Eu pretendo ficar aqui, porque, a UFPR era meu principal objetivo”,

sentenciou.

Em relação as metas para o futuro, o calouro só deseja aproveitar o que a vida acadêmica tem a lhe oferecer: “dar experiência para ser um bom médico, um médico que retribua a sociedade”.

Veja o vídeo do anúncio feito pelo reitor: