Estudantes e funcionários protestam contra terceirização de escola estadual em Londrina
Estudantes e funcionários do Colégio Olympia Tormenta, na zona norte de Londrina, deram um abraço simbólico na quadra da escola, nesta sexta-feira (2), para protestar contra o projeto do Governo do Estado que quer terceirizar a administração de 27 colégios em todo o Paraná.
Com apitos e cartazes, estudantes e funcionários do colégio se manifestaram contra o projeto de privatização. O projeto “Parceiro da Escola” foi apresentado em outubro e prevê a terceirização da administração em quatro escolas estaduais em Londrina.
Se o projeto for aprovado pela comunidade escolar, será implantado a partir do próximo ano letivo, em 2023. Para alguns professores e para a APP Sindicato, a medida representa um retrocesso para a educação pública.
A ideia do governo é repassar uma verba mensal de 800 reais por aluno à empresa escolhida para administrar as escolas, repasse destinado para pagar contas de luz, água, internet, telefone e o salário dos professores concursados. O processo dispensa licitação e elegeria a vencedora por meio de critérios técnicos.
Em nota, a Seed (Secretaria Estadual de Educação) respondeu que as comunidades escolares dos colégios “contemplados” pelo projeto vão participar da consulta pública entre segunda-feira (5) e quarta-feira (7). A votação ocorrerá nas próprias escolas, durante o horário de funcionamento das instituições de ensino.