Evasão escolar no Paraná aumenta para 4,4% durante pandemia

por Gabriel Albuquerque
Com informações do RN e supervisão da editora Giselle Ulbrich
Publicado em 7 jun 2021, às 20h55.

Mesmo com algumas escolas optando pela volta do modo presencial, a evasão escolar no Paraná aumentou durante a pandemia de 2% até 4,4%. São muitos os alunos que deixaram os estudos no Estado e no País, em sua grande parte, negros e pobres.

Em estudo feito pela Unicef, são 83.087 jovens que estão fora das salas de aula e sequer acompanham os ensinos de maneira remota no PR. No país são mais de 5 milhões de estudantes que não tem acesso as escolas e nem as aulas remotas, taxa essa que representa 14% dos estudantes no Brasil, conforme apuração da repórter Simone Hammes.

Doutora em educação, Mirian Célia Guebert comenta a importância de compreender quais as características de quem frequenta e quem deixa a escola e como os profissionais da educação podem ajudar os alunos neste quesito.

“Nós identificamos que a população branca é a população que está na escola. Então nós precisamos compreender quais as características desta população que está sendo excluída da escola e quais são os elementos que nós podemos enquanto educadores, ajudar a minimizar estes sofrimentos ou estas desigualdades”, dia Mirian.

A profissional ainda diz que não há nenhuma garantia no momento para minimizar essa mudança no cenário brasileiro. Finaliza comentando que serão necessárias mais de duas décadas para arrumar este prejuízo causado pela pandemia.

Confira a matéria que foi ao ar no RIC Notícias desta segunda-feira (07):