Ex-morador em situação de rua aprovado na UEL decide trocar de curso
Após morar na rua por quase 30 anos, André Luís Barbosa recomeçou a vida e agora estuda relações públicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Nesta terça-feira (27) ele anunciou que pretende trocar de curso, desta vez, serviço social, que é o seu maior sonho.
Leia mais:
- Estudantes da UEL podem ganhar bolsa para estudar na Europa
- Histórias de superação motivam adolescentes atendidos por projeto liderado pelo ex-jogador Ricardinho em Foz
- Foragido com tornozeleira busca atendimento médico e é preso em Londrina
André saiu de casa aos 18 anos de idade devido a problemas familiares, ele conta que teve problemas com bebida e drogas. “A questão da adolescência, querer conquistar o mundo e a gente que os caminhos são difíceis para a gente às vezes por uma falta de aconselhamento”, diz o ex-morador de rua.
Ele conta que a mudança climática, insegurança social, alimentar e habitacional eram suas maiores dificuldades. Ao receber a notícia de que sua mãe estava com câncer terminal, a história mudou. Ele decidiu ficar ao lado dela durante os últimos dias de vida.
Depois disso, André começou a estudar para o vestibular, e em 2021 conquistou a tão sonhada aprovação. “O primeiro passo a pessoa tem que dar, mas sozinho é muito difícil”, conta André sobre a sua trajetória.
Apesar de estar feliz com o curso atual, ele pretende prestar vestibular para serviço social no próximo ano, “Todo mundo quer ver os outros melhorarem”, fala sobre sua escolha.