Funcionários públicos fazem paralisação de 24 horas pedindo aumento de salários

por Redação RIC.com.br
com informações do RN Noite, da RICtv
Publicado em 21 jun 2022, às 23h46.

Funcionários públicos fizeram uma paralisação de 24 horas, nesta terça-feira (21), pedindo melhores condições de trabalho. Também reclamaram da faltas de reajuste dos salários.

Professore e funcionários de escolas estaduais se concentraram no Centro de Curitiba. A manifestação contou com a presença de servidores do interior do estado e também da segurança pública. De acordo com o sindicato que representa os professores, a data-base é a mesma desde 2016 e provoca uma defasagem de 36% nos salários.

Em janeiro, o governo do Estado autorizou um reajuste de 3% para o funcionalismo público. Em nota, a Secretaria de Educação (Seed) disse que as escolas passaram o dia organizadas, e atenderam os estudantes normalmente.

Confusão na Alep

Além da manifestação no centro de Curitiba, professores também estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para assistir uma sessão presencial, como forma de manifestação também. Mas a presença deles gerou um tumulto entre os deputados Galo (PP) e Professor Lemos (PT).

Em seu discurso na tribuna, Galo disse que professores eram usados como “bucha” (massa) de manobra. O Professor Lemos reagiu, abriu o microfone e houve bate-boca. A discussão evoluiu para uma “quase” briga de tapas entre os dois, que só não aconteceu porque outros parlamentarem intervieram e impediram. Clique aqui e assista o vídeo da “quase” briga entre os dois.