Governo britânico distribuirá materiais didáticos em escolas públicas do Paraná
Foi firmada nesta segunda-feira (22), uma parceria entre o Governo do Paraná e do Reino Unido que garante a distribuição de materiais didáticos de inglês em escolas públicas do estado. O programa, chamado UK-Brazil Skills for Prosperity (Habilidades que Nos Levam Além), também tem como objetivo capacitar os profissionais da rede pública, a fim de democratizar o acesso a um ensino de qualidade.
O programa é uma iniciativa do próprio governo britânico, que conta com apoio das organizações Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council. De acordo com o Governo, o Paraná foi um dos cinco estados onde a iniciativa está sendo implementada, ficando ao lado do Amapá, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo.
A implementação foi assinada pelo vice-governador Darci Piana, a ministra conselheira e cônsul-geral adjunta em São Paulo, Lisa Weedon; e o diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (Seed-PR), Roni Miranda Vieira.
Ações nacionais
Por meio do programa, também estão sendo implementadas ações de alcance nacional, como o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, uma plataforma que reúne conteúdos, fomenta debates e onde se pode compartilhar experiências e ideias, com o objetivo de contribuir para melhorias e mudanças no ensino do idioma, e o LIFT, uma trilha de aprendizagem composta por cursos de proficiência em língua inglesa para professoras e professores de Inglês.
“O material foi construído com a participação dos técnicos pedagógicos da Secretaria estadual da Educação. Agora, cabe ao Estado fazer a impressão desse conteúdo, após a licitação da gráfica. O material será distribuído para todas as escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná. O estudante vai receber um livro do Programa Nacional de Inglês e o material adicional do estado do Paraná”,
explicou Roni Vieira, diretor de Educação da Seed.
Opinião pública
Darci Piana informou que a parceria considera o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
“Essa parceria é muito importante para o Paraná, visto que receberemos materiais específicos para os alunos e promoveremos maior qualificação dos nossos professores em língua inglesa. Daqui a alguns anos veremos um resultado bastante positivo a partir dessa decisão. Sabemos da importância de melhorar o sistema educacional de acordo com a nova dinâmica da sociedade, das indústrias e de um mundo globalizado. Esse aprendizado é fundamental para o futuro dos nossos estudantes”,
destacou Piana.
Segundo a cônsul-geral Lisa Weedon, a intenção é fortalecer o ensino da língua inglesa para estudantes dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio, dado seu importante papel para a sua formação.
“Queremos que o aprendizado de inglês promova oportunidades para melhores condições de vida e trabalho, por isso ficamos muito felizes com mais uma parceria com o estado do Paraná. Através do programa do governo britânico esperamos impactar positivamente a vida de milhares de estudantes e docentes da rede pública do Estado”,
disse Lisa Weedon.