Londrina é a primeira cidade do país a receber projeto para capacitar estudantes
Londrina, no norte do Paraná, é a primeira cidade brasileira a receber o projeto piloto “Letramento Digital”. O lançamento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Paulo Alvim, nesta quinta-feira (7), na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico.
O projeto consiste na capacitação profissional e desenvolvimento de competências para o uso de tecnologias da indústria 4.0 para estudantes do ensinos fundamental, médio, técnico e superior, além de professores e profissionais.
Na primeira etapa, 120 pessoas serão selecionadas para participar da capacitação em competências técnicas e comportamentais. Essas pessoas atuarão na formação 2 mil estudantes do 4º e 5º ano das escolas municipais de Londrina.
“Londrina hoje, poucos sabem, tem 2 mil empresas na área de tecnologia de informação e comunicação, demanda profissionais, então nós temos que aproveitar essas janelas”
explica o ministro Paulo Alvim.
- Leia também: Rolândia: Guardas prisionais são suspeitos de apresentarem documentos falsos para assumirem cargos
Além dessa formação, o projeto pretende desenvolver habilidades nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), por meio de Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante (CLATP). Futuramente, ele será levado para outras cidades do Brasil.
O projeto será executado pela Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti). A realização é responsabilidade do programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex.