Maioria das famílias de alunos da rede municipal de Londrina prefere ensino híbrido

por Ana Clara Marçal
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 10 ago 2021, às 14h51.

Um levantamento feito pela Secretaria de Educação de Londrina (SME), no norte do Paraná, aponta que 86,64% das famílias de alunos do P4 ao 5° ano (crianças entre quatro e 11 anos) querem que os filhos voltem a ter aulas no sistema híbrido. No total, são 30,3 mil famílias favoráveis.

Outras 4.700, o que corresponde a 13,36% do total de famílias que participaram da contagem, preferem que os filhos permaneçam exclusivamente no ensino remoto. Os dados são referentes aos dias 2 e 6 de agosto, data na qual 35 mil pais e responsáveis assinaram um termo de responsabilidade emitido pela SME.

Volta às aulas

A rede municipal de ensino retomou, gradativamente, às aulas, no formato híbrido, no dia dois de agosto. Retornaram cerca de 5 mil estudantes do 4° e 5° ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A volta está acontecendo em rodízio: metade da turma vai à escola, durante uma semana, e a outra metade fica em casa. Na semana seguinte, inverte a ordem.

Foto: Vivian Honorato/N.com

Os alunos acima de três anos estão recebendo cinco máscaras de proteção, dando um total de quase 200 mil entregues.

“Também estamos reforçando o distanciamento social, disponibilizando álcool gel nas unidades e oferecendo a merenda de forma individualizada. Além disso, cada escola e creche conta com uma brigada da pandemia, formada por professores, gestores e pais, que passaram por um curso de formação e elaboraram o Plano de Biossegurança específico para cada unidade.”

destaca a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

A partir do dia 16 de agosto, a previsão é que os alunos do 2° e 3° ano também iniciem o retorno, de forma híbrida, às instituições. A partir do dia 23, serão os do P4, P5 e 1° ano. Já no dia 30, será a vez das crianças de zero a três anos. O retorno desse último grupo acontecerá em meio período: metade das crianças vai para a escola de manhã e a outra metade vai de tarde.

“Todas as crianças que estão em casa são acompanhadas, remotamente, por um professor, que está disponível para atendê-las por meio de ferramentas como o Google Classroom ou WhatsApp.”

complementa a secretária.

Os pais que ainda não assinaram o termo de responsabilidade podem procurar as escolas dos filhos para realizarem o processo.