Maringá prepara escolas para volta às aulas nesta quarta-feira (28)

por Renan Vallim
com informações da Prefeitura de Maringá
Publicado em 27 jul 2021, às 09h51. Atualizado às 10h45.

O retorno do calendário presencial escolar da Prefeitura de Maringá começou oficialmente nesta segunda (26), com a Jornada Pedagógica. Nesta terça, são realizadas novas reuniões pedagógicas nas escolas, em preparação para o retorno às aulas presenciais, marcadas para quarta (28).

Além de discussões pedagógicas, os preparativos também incluem adequações estruturais nas unidades educacionais. As escolas já colocaram faixas no chão e em mesas, delimitando os espaços de cada aluno e ajudando a implementar o distanciamento social.

Frascos de álcool em gel também estão distribuídos pelas salas de aula. Cartazes foram colados nas paredes relembrando aos alunos, professores e funcionários os cuidados necessários para evitar a propagação do coronavírus.

Cartazes foram fixados lembrando dos cuidados necessários (Foto: Ranny Oliveira)

Organização

Nesta terça, reuniões pedagógicas são realizadas em todas as escolas municipais entre professores e diretores para discutir novamente todos os protocolos de segurança. “Serão os últimos preparativos para o início das aulas presenciais no dia 28”, ressalta Tania Periotto, secretária municipal de Educação.

Na segunda-feira, o prefeito Ulisses Maia (PSD) abriu a Jornada Pedagógica e garantiu que o retorno às aulas será realizado com segurança e cautela. “Analisaremos cada passo dado, em todos os momentos, para assegurar que professores, alunos, familiares e demais servidores estejam protegidos”.

Sistema híbrido

Através do sistema híbrido, o retorno das aulas do ensino presencial será no formato escalonado, com os alunos divididos em duas turmas. Uma turma terá aulas presenciais na escola, enquanto outra receberá atividades para fazer em casa. Os alunos que estarão a distância terão o suporte das respectivas escolas.

A distribuição dos alunos será feita de acordo com o tamanho da sala. A média normal é de 25 alunos e a determinação é ocupar no máximo 50% da capacidade dos espaços. As aulas retornarão também nas escolas onde o município tem vagas compradas para crianças de 0 a 3 anos.