Prefeitura de Maringá anuncia datas para matrícula e rematrícula na rede municipal de ensino

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 7 out 2022, às 10h30.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), vai abrir o período de novas matrículas para o ano letivo de 2023. O processo iniciou em setembro com o cadastramento das crianças que vão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental. As matrículas para essas crianças cadastradas deverão ser realizadas entre os dias 7 e 18 de novembro. 

Para as crianças não cadastradas, as matrículas devem ser feitas em janeiro de 2023. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), o prazo começa a partir de 17 de novembro para crianças de 0 a 5 anos. Para as demais séries do ensino fundamental, do 2º ao 5º ano, as novas matrículas poderão ser feitas em janeiro de 2023. O prazo para cadastrar na lista de espera começa em 21 de novembro de 2022 para turmas do 1º ao 5º ano.

A Secretaria de Educação iniciou, neste mês, o período de rematrícula nos Cmeis e escolas municipais. Os pais ou responsáveis são comunicados pela unidade escolar sobre as datas. Para a rematrícula, é necessário comparecer na instituição e apresentar comprovante de residência e atestado de vacina atualizados. 

O atestado de vacina pode ser retirado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Os responsáveis devem apresentar carteira de vacina e documentos pessoais da criança. A orientação é que a criança esteja junto no momento para que, se houver alguma vacina em atraso, a dose seja aplicada. O atestado não é emitido se houver vacina em atraso. 

Documentos para matrícula:

  • Certidão de Nascimento (original e cópia);
  • Carteira de Vacina;
  • Atestado de Vacina (original e cópia);
  • Cartão Nacional  de Saúde (SUS) Saúde Maringá (original e cópia);
  • RG e CPF do responsável pela criança (original e cópia);
  • Comprovante de residência, obrigatoriamente fatura de energia elétrica – Copel (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço;
  • Em casos de transferências, apresentar Histórico Escolar.

Documentos para a lista de espera:

  • Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá;
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de residência, obrigatoriamente fatura de energia elétrica – Copel (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço.