Professora cria projeto inspirado no álbum da Copa com figurinhas de alunos em Londrina
A professora Patrícia de Cassia Delfino Cano, da escola municipal Roberto Alves Lima Júnior, em Londrina, no Norte do Paraná, criou o projeto “Craques na Escola”. Trata-se de um álbum de figurinhas inspirado na Copa do Catar 2022. O projeto começou a ser implantado na segunda-feira (29) na escola.
Os alunos que completarem as leituras ganham sete figurinhas para completar o álbum. A educadora estampou o rosto de estudantes do 5º ano matutino, que estão participando do projeto, e de jogadores nas figurinhas. O objetivo é adaptar o interesse dos alunos pelo álbum da Copa do Mundo para a literatura.
Ela conta que o projeto foi inspirado em uma iniciativa da professora Vilma Ribeiro, de Santa Catarina, que acompanha nas redes sociais. Delfino entrou em contato com Vilma e usou o mesmo layout para fazer a brincadeira.
“Hoje em dia, o mundo está tão digital, as crianças acabam passando muito tempo no celular e computador. Por isso, estimular a leitura é tão importante, e associar a leitura às coisas pelas quais eles têm interesse e que estão em alta no momento ajuda muito a incentivar a prática”, explica a professora Patrícia Cassia.
Como funciona?
A professora disponibiliza um texto informativo sobre cada país que estará competindo na Copa do Mundo, todas as quintas-feiras. Os alunos levam para casa atividades sobre a cultura, culinária e personalidades do local.
“Eles levam o texto para ler com a família, o que também é importante, pois promove uma aproximação e interação com os familiares”, explica a professora.
Na segunda-feira, ela distribui as figurinhas para os alunos que concluíram as atividades, sendo cinco com a imagem dos estudantes e duas com a de jogadores da seleção brasileira.
“Alguns deles nem dormiram direito na noite de domingo, de tão ansiosos que estavam para receber as primeiras figurinhas. Tem sido algo muito positivo, eles estão super animados, se envolveram bastante com as atividades. Não faltou ninguém nesta segunda”, comemorou a professora, sobre o interesse dos alunos na brincadeira pedagógica.