Professores que aderirem à greve terão desconto no salário, informa Governo

Os pais estão sendo orientados a encaminharem os filhos normalmente para a escola

Publicado em 29 maio 2024, às 15h44.

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR), informou nesta quarta-feira (29), que os professores e funcionários que faltarem a partir de segunda-feira (3) terão desconto em folha do pagamento. No sábado (25), ficou decidido em assembleia uma greve por tempo indeterminado dos professores da rede estadual de ensino.

Secretaria do Estado informou que professores e funcionários que aderirem à greve terão descontos no salário
Paralização estava marcada para iniciar dia 3 de junho (Foto: Hedeson Alves)

Segundo a Secretaria, os diretores e chefes de núcleo foram orientados a encaminhar os dados para o gabinete da pasta. Qualquer paralisação compromete gravemente o cronograma de estudos e, consequentemente, o rendimento dos alunos.

Além disso, os pais estão sendo orientados a encaminharem os filhos normalmente para a escola. Os diretores precisam garantir o funcionamento das escolas e a entrada de estudantes, servidores e terceirizados.

Greve dos professores

Entre as justificativas para a paralização está a privatização de 200 colégios públicos pelo governo do estado a partir de 2025 e o fim da terceirização do cargo de funcionários dos colégios. Além disso, a categoria reivindica o pagamento da data-base, cuja dívida seria de mais de 39% com os educadores e servidores.

O programa Parceiro da Escola, que visa privatizar escolas públicas no Paraná, teve aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (29). Apesar disso, uma nova sessão extraordinária deve acontecer na próxima segunda-feira (3). A Comissão de Educação também deve se reunir no mesmo dia. Após as devidas aprovações, a proposta deve seguir para o Plenário.

Segundo pesquisa realizada com pais e responsáveis de alunos matriculados nas duas escolas participantes do projeto piloto mostra que mais de 90% deles aprovam o programa. Os benefícios vão do aumento da frequência escolar à inexistência de aulas vagas. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui