Profissionais de escolas públicas e privadas recebem certificado em São José dos Pinhais

Formação do Instituto Conhecer qualificou mais de 300 profissionais de educação na Região Metropolitana de Curitiba

Publicado em 18 nov 2024, às 18h16. Atualizado em: 24 nov 2024 às 18h22.

Depois de dois anos, o Instituto Conhecer encerra o projeto Escola de Gestores e Pedagogos em São José dos Pinhais, com qualificação de mais de 300 profissionais de escolas públicas e privadas da cidade. O Instituto trouxe à cidade paranaense alguns dos principais nomes ligados à educação e formação de líderes do país, entre eles Clóvis de Barros Filho e Eduardo Shinyashiki.

Entrega dos certificados ocorre nesta sexta-feira (29)
Entrega dos certificados ocorre nesta sexta-feira (29) (Foto: Ize Cavalheiro)

A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 29 de novembro, sexta-feira, a partir das 18h30, no espaço Calu Eventos, com entrega dos certificados aos participantes. Para finalizar o curso em grande estilo, a palestrante motivacional Leila Navarro fará a apresentação “Um show de liderança”. Com mais de 20 anos no mercado, ela tem carreira consolidada no Brasil e no exterior. Segundo a Revista Veja, Leila integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros.

“Fizemos uma formação de altíssimo nível, com os maiores nomes do mercado educacional.  Estamos colhendo muitas avaliações positivas por parte dos participantes da Escola de Gestores e Pedagogos. Além disso, vimos que houve um incremento nas avaliações gerais das escolas do município, especialmente nas escolas periféricas, as de maior vulnerabilidade, que subiram nos rankings de educação, o que é muito gratificante”, diz Vicente Falcão, professor e fundador do Instituto Conhecer.

Leia também:

Ele destaca a importância de estar atento aos fatores de regionalidade na elaboração dos cursos para capacitação na educação, considerando a realidade de cada região. “Além disso, o perfil do público no Paraná é extremamente exigente e isso nos fez também elevar os padrões em todos os níveis da formação. Um desafio, mas também um grande aprendizado”, explica ele. “No próximo ano, com aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os municípios buscarão ter melhores resultados e a formação dos profissionais de educação é fundamental para isso”, complementa.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.