Programa Empregatech: Londrina abre 200 vagas para curso gratuito de TI

por Maria Eduarda Paloco
com informações de RICTV
Publicado em 26 jul 2022, às 18h22.

O Programa Empregatech, da Prefeitura Municipal de Londrina, no Norte do Paraná, recebe inscrições, a partir desta terça-feira (26), para o curso de Tecnologia da Informação (TI). No total, 200 vagas são oferecidas gratuitamene para jovens de 17 a 25 anos, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e o Senac.

Os alunos do curso vão aprender sobre Java, Javascript, HTML e CSS, além de computação básica e inglês. O objetivo é formar profissionais aptos para o mercado de trabalho. Por esse motivo, a grade curricular foi formada com base nas necessidades apontadas por empresas de TI instaladas em Londrina.

Mapeamos em Londrina, aproximadamente, 3 mil vagas abertas na área de TI no geral, não só em desenvolvimento. E o Empregatech foi criado pela Codel, que se reuniu com os sindicatos patronais e o Arranjo Produtivo Local. Juntos, construímos um curso de capacitação personalizado, para suprir as vagas abertas na cidade”,

explica o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira.

Para se inscrever, é preciso atender os critérios da Empregatech e preencher o formulário eletrônico, que pode ser acessado via QR Code publicado nas redes sociais do Senac e da Prefeitura de Londrina. Também é necessário estar na faixa etária de 17 a 25 anos e ter o Ensino Médio completo, ou cursando o último ano. Mais informações podem ser conferidas no edital.

A expectativa é de que os alunos sejam distribuídos em oito turmas, divididas entre o período matutino e vespertino. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira . No total, serão 240 horas, sendo 20 horas semanais, nas unidades Senac do Centro e da Zona Norte.

Grade curricular

A grade curricular contempla Computação Básica, Inglês Instrumental, FrontEnd e BackEnd. Os conteúdos incluem estrutura e manipulação de dados, estruturas básicas da língua inglesa, lógica da programação, análise de sistemas,
segurança da informação, entre outros tópicos. No final do curso, os participantes terão “Formação em Java”.

O curso terá atividades práticas e teóricas. Além disso, também contará com visitas técnicas nas empresas de TI, em Londrina.

“O objetivo é que as empresas se relacionem constantemente com os alunos. Trata-se de um curso inédito no
Brasil, moldado em parceria com o setor e para as vagas em aberto na cidade. Ainda não encontramos nada parecido, com esse foco direto em empregabilidade”,

explica Moreira.