Projeto para incentivar a leitura é promovido em escolas públicas de Curitiba
O projeto “No Galho da Laranjeira”, criado para incentivar a leitura, é promovido gratuitamente em escolas da Rede Municipal de Curitiba, para alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Até novembro, cerca de 13 mil alunos devem ser beneficiados.
O programa propõe a realização de 180 rodas de leitura e 180 sessões de contação de histórias. Também será oferecida uma oficina literária com o ator, escritor, mediador de leitura e produtor cultural Lucas Buchile.
A proposta dos encontros nas escolas é apresentar a literatura de forma divertida, sensível e acolhedora, por meio da leitura e da narração de contos tradicionais e contemporâneos, mesclados com canções, quadrinhas e adivinhas. O objetivo do projeto também é valorizar a literatura oral e divulgar a produção literária infanto-juvenil.
As rodas de leitura são conduzidas pela pedagoga Michelle, atuante há 11 anos em programas de formação de leitores e mediadores de leitura. Idealizadora de projetos como: “Onde Canta o Sabiá – literatura no litoral do Paraná” e “Farol de Histórias – Contos para Acender a Cachola”, ela já realizou mais de mil rodas de leitura.
“Queremos que eles experimentem o livro com esse ‘olhar de pássaro’ inaugural a que o poeta Manoel de Barros se refere. A ‘infância da língua’ é não ter preconceitos ou roteiros estabelecidos, a literatura pode ser vivida como um vôo que nos faz chegar a lugares que o cotidiano normalmente não permite. O livro que nos toca é aquele que alarga os horizontes da alma, que nos aproxima do outro sem medo, abrindo nossos olhos para a beleza”,
destaca Michelle.
- Veja ainda: Curitiba terá sensação térmica de 0°C entre a noite de sexta (19) e manhã de sábado (20)
As contações de histórias são realizadas por Vinícius, formado em artes cênicas. Ele tem sido convidado para os maiores eventos da narração oral no país, como o “Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias”, “Simpósio Nacional de Contadores de Histórias” (SESC/SP), “EMIL – Encontro Mundial da Invenção Literária” e “Baú de Histórias” (SESC/SC).
“Este projeto permite darmos continuidade à nossa atuação como mediadores de leitura nas escolas públicas de Curitiba, com especial enfoque naquelas situadas em áreas de risco social mais acentuado, onde o acesso a bens culturais é mais restrito e se faz fundamental aproximá-los da população, a fim de garantir o pleno exercício de seu direito à fruição artística e desenvolvimento social”,
destaca Vinícius.
Agenda de agosto do projeto “No Galho da Laranjeira”
- 08/08 a 11/08 – Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz (São Braz)
- 12, 15, 16 e 18/08 – Escola Municipal Otto Bracarense Costa (CIC)
- 17, 18 e 19/08 – Escola Municipal Professora Erica Plewka Mlynarczyk (Tatuquara)
- 22/08 a 25/08 – CEI Ulysses Silveira Guimarães (Abranches)