Prouni: inscrições começam na próxima terça-feira (23); veja como se inscrever

Os selecionados serão divulgados no dia 31 de julho. A segunda chamada ocorrerá no dia 20 de agosto

por Carol Machado
Com informações da Agência Brasil e Governo Federal
Publicado em 18 jul 2024, às 12h35.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) poderão ser feitas na próxima terça-feira (23), o prazo final para se inscrever é até sexta-feira (26). Conforme o Ministério da Educação (MEC), mais de 243 mil bolsas serão ofertadas. Os estudantes devem realizar a inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Os candidatos que não forem selecionados podem entrar na lista de espera (Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil)

De acordo com o MEC, as inscrições são gratuitas. Os resultados dos selecionados do Prouni serão divulgados no dia 31 de julho. A segunda chamada ocorrerá no dia 20 de agosto. Os candidatos que não forem selecionados podem entrar na lista de espera. Neste caso, é necessário manifestar interesse entre os dias 9 e 10 de setembro. A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro no Sistema do Prouni (Sisprouni). 

Leia também:

O que é o Prouni?

Conforme o Governo Federal, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

Quem pode se inscrever no Prouni?

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

De acordo com o programa. o candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos. Além disso, é necessário atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Que o estudante tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Como se inscrever no Prouni? Confira o passo a passo

Primeiro acesse o portal, em seguida cadastre o seu login único do Governo Federal e preencha com o seu CPF e senha. Caso seja o primeiro acesso, crie login e senha no portal gov.br. 

Logo depois, preencha seus dados cadastrais. Depois que estiver tudo preenchido, confirme que está de acordo com a documentação exigida para a comprovação das informações. Em seguida clique em salvar e prosseguir.

Também é necessário preencher os campos sobre a raça/cor, se é pessoa com deficiência, em qual escola cursou o ensino médio, se é professor da rede pública e se tem vínculo acadêmico. Depois, preencha a declaração confirmando os dados. Por fim, selecione, na ordem da sua preferência, até duas opções de instituição de ensino, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!