Ranking destaca universidades estaduais do Paraná em publicação científica

O Leiden Ranking avalia por impacto científico. O Brasil está em 12º lugar em número de instituições

por Lucas Novak
com supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 11 jul 2024, às 20h23.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) se destacaram no Leiden Ranking 2024, que avalia publicações científicas de 1.506 universidades de 72 países. 

Ranking destaca universidades estaduais do Paraná em publicação científica
No Leiden Ranking as universidades são avaliadas por impacto científico (Foto: SETI-PR)

Conforme o Governo do Estado, as duas instituições se destacam no grupo entre as 38 instituições brasileiras no ranking. A UEM publicou 1.926 artigos e a UEL, 1.341, entre 2019 e 2022.

O Leiden Ranking é elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda, com base na Web of Science. As universidades são avaliadas por impacto científico, colaboração, acesso aberto e diversidade de gênero.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destaca que as pesquisas desenvolvidas pelas universidades refletem o alcance delas. Além disso, ele aponta que o ranking demonstra a relevância social e a qualidade das pesquisas.

Entre as brasileiras, a USP lidera, seguida por Unesp, Unicamp, UEM (20ª), UERJ (26ª) e UEL (29ª). O Brasil está em 12º lugar em número de instituições, empatado com a Polônia, com 38 universidades no ranking. Na América Latina, o Brasil é o mais representado, seguido por Chile, Colômbia, Argentina e Uruguai.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.