Retorno escalonado às aulas será apenas para a rede pública
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o retorno às atividades presenciais será de forma escalonada apenas na Rede Pública de Ensino, tanto a estadual quanto municipal. Uma nova resolução será publicada na próxima segunda-feira (8)
O reinício das aulas no setor público está previsto para ocorrer dia 18 de fevereiro. A nota da Secretaria diz que a medida atende a um pedido da sociedade paranaense.
De acordo com o novo texto, as escolas particulares não precisarão seguir o escalonamento de idade, e as entidades privadas deverão tomar todas as demais normas sanitárias de prevenção à proliferação do vírus.
“Estabelecemos que as medidas preventivas de biossegurança sejam cumpridas rigorosamente pelas instituições de ensino para a proteção dos estudantes, profissionais, funcionários e das famílias paranaenses, ressaltando que o cenário epidemiológico é avaliado sistematicamente e que uma revogação poderá ser indicada a qualquer momento, diante dos números apresentados de contaminação no Estado. Hoje o modelo que pensamos será híbrido”
disse Beto Preto, secretário de Estado da Saúde
Formas de prevenção
Também como forma de prevenção, será vedada, em qualquer circunstância, a realização de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico, incluindo esportes coletivos, modalidades de luta, entre outras.
Há previsão ainda de que o retorno seja feito de maneira híbrida, segundo capacidade e estrutura de cada instituição, respeitando a Resolução. Ou seja, com revezamento dos alunos na modalidade presencial e online, e escalonamento semanal, ou com outra periodicidade, a depender da estrutura e capacidade local e número de alunos matriculados.
Também de acordo com o material, a higienização e a desinfecção de áreas internas e externas das escolas devem ser intensificadas.