Saiba quais são as melhores faculdades do Paraná
Iniciar os estudos pode ser algo desafiador, mas tudo pode ser resolvido com uma boa pesquisa. Antes de realizar a matrícula certifique-se de que o curso desejado e a faculdade escolhida são bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). O acesso a essa classificação pode ser feito gratuitamente pelo sistema eMEC. As melhores faculdades do Paraná aparecem em uma lista das 100 melhores instituições do mundo para estudar.
- Leia também:
Veja quais são as melhores faculdades e universidades do PR
Além dos critérios do MEC, também é possível considerar outras fontes, como a revista inglesa Times Higher Education (THE), que é responsável por ranquear a lista das melhores universidades do mundo. No ano passado, das 100 instituições escolhidas, sete eram universidades do Paraná. Confira abaixo.
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
A UFPR aparece na vigésima segunda posição da revista THE.
- Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
A PUCPR está na quadragésima quinta posição da revista THE.
- Universidade Estadual de Londrina (UEL)
A UEL aparece na quadragésima sétima posição da revista THE. E segundo o MEC, a UEL é a 4ª melhor universidade do Brasil.
- Universidade Estadual de Maringá (UEM)
A UEM aparece na quadragésima oitava posição da revista THE.
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
- A Unioeste aparece na septuagésima quarta posição da revista THE.
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
A UTFPR aparece na Octogésima quarta posição da revista THE.
- Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
A UEPG aparece na Octogésima sexta posição da revista THE.
O rankeamento completo pode ser conferido no site oficial da revista THE.
O que diz o MEC?
O Ministério da Educação divulgou, em abril de 2021, o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, que avalia a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados em universidades, centros universitários, faculdades e institutos tecnológicos das redes pública e privada. O resultado final do IGC é composto por cinco faixas que variam de 1, a nota mais baixa, a 5, o conceito máximo.
As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (Uenp) conquistaram conceito 4. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ficou com conceito 3.