Sem repasse do MEC, UFPR paga bolsas permanência dos alunos com recursos próprios
Após estudantes beneficiários do auxílio permanência da Universidade Federal do Paraná (UFPR) denunciarem que não receberam o valor de R$ 400 mensal, a instituição anunciou que determinou o uso de recursos próprios do orçamento para realizar o pagamento das bolsas.
De acordo com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, os valores já estão empenhados e estarão disponíveis aos estudantes nesta segunda-feira (14), mesmo dia de retorno das aulas presenciais na instituição.
“O pagamento nessa situação de adversidade, significa o nosso compromisso com a permanência dos estudantes na UFPR e, nesse momento, não negar aos estudantes um retorno digno às atividades presenciais em 14 de fevereiro”,
declarou o reitor sobre o assunto.
O subsídio dado para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica costuma ser pago até o quinto dia útil do mês, ou seja, os estudantes deveriam ter recebido repasse na última segunda-feira (7). No entanto, na terça-feira (8), a UFPR emitiu um comunicado oficial informando que ainda não havia recebido o repasse do Ministério da Educação (MEC).
- Leia também: 140 mil estudantes da rede municipal de Curitiba voltam para as salas de aula nesta segunda (14)
Em nota, a UFPR informou, ainda na quarta-feira (9), que o ministério realizou apenas uma parte do repasse, com a qual foi possível efetuar o pagamento dos demais auxílios oferecidos pela Universidade (moradia, creche, auxílio refeição emergencial e Promisaes), mas a quantia usada para o auxílio permanência não havia sido depositada.
Ainda conforme a UFPR, desde o dia 7 de fevereiro, a gestão da UFPR tem indagado o MEC sobre o atraso, sem sucesso. O Portal RIC Mais também entrou em contato com o ministério e aguarda retorno desde a terça-feira (8).
Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!