Sisu 2022: MEC divulga resultado da segunda chamada
O resultado da segunda chamada regular de 2022 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deve ser divulgado nesta quarta-feira (6) na página do programa, pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos convocados devem fazer a matrícula na faculdade selecionada entre 13 a 18 de julho.
Também começam nesta quarta as inscrições para a lista de espera do Sisu 2022, para quem não foi selecionado na chamada regular em nenhuma das duas primeiras opções de curso. Os estudantes interessados podem se inscrever até 18 de julho pelo portal do Acesso Único.
Nesta edição, o programa oferece 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior.
Estudantes reclamam de demora na divulgação
Nas redes sociais, muitos estudantes relatam que ainda não conseguiram conferir as notas. Até às 17h desta quarta, os resultados ainda não tinham liberados no site do Inep. Veja os relatos:
Top humilhações que o estudante brasileiro passa:
— Tony Romanoff (@stevepyn) July 6, 2022
1. Fazer Enem
2. Esperar o resultado do ENEM
3. Se inscrever no Sisu
4. Reprovar
5. Se inscrever novamente no Sisu
6. Esperar o estagiário do Inep acordar para liberar o resultado
o sisu para todo mundo quer o resultado pic.twitter.com/EqQkfhQv6A
— miah (@martins_miah) July 6, 2022
O relógio do estagiário do Sisu hoje no dia de divulgar o resultado pic.twitter.com/mK3BAVjpjq
— Bruninhe Lua Superior 3 (@HomemSapatao) July 6, 2022
Exigências para participar do programa
Para participar do Sisu, o candidato deve ter realizo a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova.
Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no momento da inscrição, com base na melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.
As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior.