Sob chuva e com recorde de faltas, vestibular da UEL traz a pandemia como um dos temas

por Bruna Melo
com informações do O Perobal
Publicado em 31 maio 2021, às 09h54.

Neste domingo (30), vestibulandos de Londrina e região fizeram as provas para tentar uma vaga na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estavam inscritos 27.432 candidatos, mas, de acordo com a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), mais de 11.500 pessoas não foram realizar o vestibular, totalizando 42% de abstenção.

Nos vestibulares de 2020 e 2019, a universidade registrou 7,49% e 6,57% de faltas, respectivamente. O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, considerou o índice de ausentes dentro da margem estimada pela equipe. A prova passou por duas mudanças de data durante a pandemia.

“Precisamos considerar que muitos jovens fizeram outros vestibulares de Instituições Públicas Estaduais e Federais e estão até matriculados. Por isso é um número dentro do esperado”,

afirmou Sérgio Carvalho.

Na entrada e nas salas, a universidade disponibilizou álcool em gel, máscaras e escudos faciais. As carteiras respeitaram o distanciamento social. Foram 75 locais diferentes da cidade para a aplicação, afim de não gerar aglomeração nos pontos.

Se por um lado muitas pessoas faltaram, quem marcou presença foi a chuva. Londrina registrou precipitação durante todos os períodos do dia, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A umidade relativa do ar ficou constante em 99,9%.

São 3.145 vagas para 52 cursos de graduação. Junto à prova de 50 questões objetivas focadas no tema fronteiras, a redação teve como textos de apoio um estudo do perfil antissocial de pessoas que não cumprem medidas na pandemia; família de Mato Grosso condenada a pagar multa de R$ 20 mil por desrespeitar o isolamento social; e chegada de 2021 marcada pelo desrespeito ao distanciamento, durante as festas de Réveillon, no Brasil.

O gabarito provisório já está disponível no site da COPS. O gabarito definitivo sai dia 10 de junho, às 17 horas. A publicação dos classificados na 1ª Convocação é no dia 5 de julho, ao meio dia, também no site da COPS. A pré-matrícula (obrigatória) dos classificados ocorre de 5 a 8 de julho.