Técnicos da universidades federais entram em greve pedindo recomposição salarial

Publicado em 11 mar 2024, às 19h37.

Técnicos administrativos em educação (TAEs) de instituições de ensino federais no Paraná decidiram por entrar em greve nesta segunda-feira (11). a decisão abrange os funcionários da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e do Complexo Hospital de Clínicas (CHC).

A decisão foi tomada durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest PR). O sindicato elegeu uma comissão de greve, composta por 27 representantes. Ele tomaram a mesma decisão acordada pela Federação que representa os sindicatos, a Fasubra, que fez a sua assembleia no sábado (9). 

A categoria pede a recomposição salarial e a reestruturação do plano dos cargos técnico-administrativos em educação. Os técnicos teriam feito estas solicitações ao governo federal, que não atendeu à demanda.

A greve é apenas dos técnicos administrativos e não tem previsão de encerramento. Professores estão trabalhando normalmente e as aulas continuam, informou o Diretório Acadêmico de Comunicação Social (Dacos), da UFPR. O RU, por tratar-se de serviço terceirizado, também funciona normal.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.