UEL é eleita a melhor universidade estadual paranaense por ranking internacional
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi classificada como a melhor Universidade Estadual do Paraná pelo The Latin America 2021. O resultado foi divulgado, nesta terça-feira (13), durante o evento realizado em São Paulo (USP) e transmitido para todo o país.
Os critérios levados em conta estão relacionados ao ensino, pesquisa, citações de trabalhos, visão internacional e transferência de conhecimento. Cada um deles apresenta pesos diferentes para a composição da nota final.
Em Citação Internacional, a UEL conquistou a nota 36,6; em Renda da Indústria, 84,2; em Pesquisa Internacional, 23,3, e em Pesquisa e Ensino, 66,6.
“Foi um aumento de mais de 100%, que reflete a política de inovação da UEL considerando o Ensino, a Pós-graduação e o relacionamento que mantemos com o setor produtivo, uma mudança de mentalidade que começa a aparecer e gerar novos frutos.”
destaca a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da UEL, professora Elisa Emi Tanaka Carloto, em relação ao salto de 35,3 para 84,2 na nota da Renda da Indústria.
Outro ponto fundamental para a avaliação da UEL, segundo a professora, foi a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), assim como as cerca de 15 Empresas Juniores de diversos cursos de graduação.
O indicador avaliou, neste ano, 177 Instituições de Ensino Superior da América Latina e Caribe. Na classificação geral, a UEL alcançou o 47º lugar e, em relação ao país, conquistou o 28º. USP, Unicamp e Unesp continuam com os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.