UFPR avalia exigência de passaporte da vacina anti-Covid; aulas presenciais voltam dia 31
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) disse, em nota divulgada nesta segunda-feira (3), que o retorno das aulas presenciais está previsto para o dia 31 deste mês. Desde então, os alunos estavam estudando através do sistema híbrido, com as aulas práticas de maneira presencial e as teóricas, de forma remota.
A nota diz ainda que a universidade está avaliando a exigência do passaporte vacinal e que “esta decisão só pode ser tomada, de forma democrática, pelo Conselho Universitário”.
O objetivo, segundo a universidade, é realizar um retorno seguro para alunos, professores, servidores e terceirizados, cumprindo todas as medidas de biossegurança.
Contra o STF
Na sexta-feira (31), a UFPR se manifestou contra um despacho do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que proíbe as instituições federais de ensino de cobrar vacinação contra a Covid de todo o público acadêmico. A UFPR disse que a decisão quebra o princípio constitucional de autonomia das entidades e vai contra a ciência.
“Não é possível às instituições federais de ensino o estabelecimento de exigência de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais”, afirmou o texto do MEC.
Ainda conforme o despacho, para manter a segurança, as instituições deverão providenciar implementação de medidas sanitárias não farmacológicas (como álcool gel, distanciamento, uso de máscara, etc.).